Historia

24/5/12

O Pastor Branco Suíço é um Pastor Alemão de cor branca. O primeiro Pastor Alemão foi registado na Alemanha em 1899. Nesta altura, o Pastor Alemão podia ter qualquer cor, incluindo branco, que é aliás uma cor muito presente nas raças de cães de pastor. Greif Horand von Grafath, o “avó” do primeiro Pastor Alemão a ser registado e que é por isso considerado o fundador da raça, era na realidade todo branco. Assim, o gene responsável pela cor branca sempre fez parte das cores possíveis do Pastor Alemão. Em 1913, foi registado o primeiro Pastor Alemão de cor branca nos livros alemães.

Os Pastores Alemães de cor branca eram úteis ao pastor porque este conseguia-os facilmente distinguir dos lobos e porque a cor fazia com que o lobo não distinguisse facilmente o cão do resto do gado.

Em 1933, o standard do Pastor Alemão foi alterado e o branco deixou de ser uma cor permitida para passar a constituir motivo de desclassificação. A partir desta altura, os criadores começaram a eliminar os cachorros brancos do seu plano de criação. Contudo, os Pastores Alemães exportados para o Canadá e Estados Unidos da América permaneceram a criar e a dar origem a cães completamente brancos. O clube norte-americano do Pastor Alemão renovou o seu estalão em 1959, mas os cães brancos eram ainda aceites nos ringues do AKC.

Em 1967, foi exportado dos EUA para a Suíça um Pastor Alemão de cor branca, chamado Lobo White Burch, que passou a ser considerado o fundador da raça Pastor Branco Suíço. Apesar da descendência de Lobo não poder ser registada, pois a partir de 1968 já não era permitido registar Pastores Alemães de cor branca nem nos EUA, a sua linhagem foi-se desenvolvendo na Suíça.

Apesar de estar condenada ao desaparecimento, a verdade é que a popularidade desta cor foi crescendo e nos anos 70 do século XX, surgiram os primeiros clubes dedicados aos pastores alemães brancos. O nome da raça foi contudo algo polémico: os norte-americanos fundaram o clube Pastor Alemão Branco, décadas mais tarde criaram também o clube do Pastor Americano Branco e ainda o clube do Pastor Branco. A Federação Cinológica Internacional, FCI, à qual Portugal pertence, reconheceu em 2011 o estalão desta raça à qual apelidou Pastor Branco Suíço, classificando a Suíça como país de origem, pois tinha sido aí que se desenvolveu a linhagem de Lobo, que consideraram o fundador da raça.